terça-feira, 5 de abril de 2011

Casamento e maternidade: Eles podem ser compatíveis?

Conversando com mulheres que acabaram de dar à luz ou que são mães a mais tempo, tenho percebido um triste relato e uma angústia bem mais comum do que se imagina: a falta de habilidade do parceiro em lidar com as mudanças que a maternidade trazem.


E os motivos podem ser vários. O fato é que nós, mulheres, passamos - ouso a dizer - pelo momento mais transformador de nossas vidas quando engravidamos e, na sequência, parimos. Nosso corpo se transforma radicalmente, nosso coração aumenta de tamanho e se desloca um pouco, os hormônios dançam em fúria para poder gerar uma nova vida, nosso pensamento se volta integralmente para um novo ser que habita nosso corpo e nossa mente, no meu caso novos dois seres! Em uma época, muitas vezes que não estavamos preparadas psicologicamente para isso.



No momento do parto e talvez muitos meses depois há ainda mais transformações: os cortes ainda doem, seja da cesárea ou da episiotomia. 



Sem contar que nesse período, com um bebê novinho, a mulher não tem dormido bem, está vivendo com todas as transformações de cuidar de alguém que depende integralmente dela. E aí, sem horas suficientes de sono, sem se alimentar direito, sem sair de casa, sem ter tempo para si e dando um jeito de entender todas as mudanças pelas quais passa, como é que ela consegue dar a mesma atenção de antes ao marido?



Impossível, amigas, impossível! E aí que eu noto a falta de habilidade de muitos homens para compreender esse momento e estarem ao lado de suas mulheres. Essas heroínas, que trazem ao mundo seus filhos, seus herdeiros, a continuação da vida, o andamento do mundo. Fato tão nobre, que deveria ser enaltecido sempre e valorizado. Mas, talvez com um simples olhar de ternura, compreensão e paciência, essas mulheres já sentissem um tanto acalentadas e seguras.



Nossos corpos já não são mais como antes, muitas de nós ainda lutamos contra a balança para perdermos os quilos que vieram com a gestação. Nossos cabelos caem em queda livre e nossa pele anda ressecada, natural do período pós-parto, nossos músculos talvez estejam mais flácidos, talvez não estão, decorrentes da transformação que sofreram, no estica e puxa da gravidez. Nesse período, vivemos na reclusão de nosso lar, dando ao bebê tudo aquilo que ele precisa.



Ao contrário das outras mulheres lá de fora, lá da vida que corre sem parar, já não saímos de casa, já não nos perfumamos, já não viajamos, já não temos os mesmos assuntos tão interessantes, já não somos um símbolo de atração. Masssssssss, porque é tão difícil deles entenderem que esse momento é transitório? Que faz parte do pacote da gestação, que é assim desde que o mundo é mundo e, principalmente, vai, sim, acontecer com tooooooodas as mulheres que se disponham a ter filhos.



É, maridos, tolinhos, porque é tão difícil aceitar e entender essas mudanças? Nesse tempo todo que me relacionando com amigas-mães vejo muitos casamentos irem por água abaixo, porque os homens não deram conta de esperar suas mulheres serem novamente deles. Porque se encantaram com o primeiro par de pernas e assuntos interessantes ali na esquina. Porém, esquecem-se que essas mesmas mulheres lindas, poderosas, cheirosas, livres e desimpedidas lá de fora, se um dia quiserem formar família, passarão pelo mesmo processo no qual estamos agora.



Que dificuldade a deles em enxergar o macro e saber que logo mais tudo passa, que os corpos voltarão a ser como antes, que as crianças crescerão e, com elas, o casal terá novamente mais tempo para si, e as coisas voltam como antes. Porque raios,  eles não conseguem segurar esse instinto e canalizar seu desejo e amor para as mulheres que escolheram como suas? Que decidiram formar uma família e caminhar a vida em parceria?



Só tenho uma coisa a dizer: que pena! Que pena por isso, que pena pela falta de sensilidade, que pena pela falta de paciência, que pena por não enxergarem a beleza do momento e curtirem como deveria de ser. Que pena.


Texto de Glauciana, com algumas adaptações.! Adorei! É realmente isso que acontece na maior parte dos casos...

3 comentários:

  1. POxa Joy, assim vc me desanima!!!! kkkk tb acho que isso é bem comum, espero não passar por isso qd chegar a minha hora, não as transformações, que são inevitáveis, mas que eu possa contar com meu marido SEMPRE!!! Um beijoooo seu blog está demmaaaaais!!! adooooro!

    ResponderExcluir
  2. ehehehhe a respeito do marido fique tranquila! São alguns casos, mas a respeito do corpo, de deixar de sair isso é a mais pura verdade!! rsss....

    Que bom que você está gostandoo!!! Quero que tenha logo amiguinhos para as meninas! rsrss!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Joy! Assino embaixo do texto da Glauciana. Já passei por isso também, todas nós passamos, e é preciso uma super sensibilidade da parte masculina em entender isso né? Por outro lado, também não podemos exigir algo que ELES não tem! Nem todo homem fica sensibilizado com esta transição natural do parto. Até nisso temos que ser "artistas" - ou seja, entendê-los.. Affffffff.....

    ResponderExcluir