quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como recuperar a antiga forma


Olhar-se no espelho não é uma tarefa fácil para quem acabou de ter um filho. Depois do parto, é normal a pele do abdômen ficar mais flácida e, às vezes, marcada pelas estrias. Pode acontecer também de o rosto ganhar algumas manchas, e as pernas, varizes. E, dependendo de como você se alimentou na gravidez, alguns quilos extras costumam dar as caras aqui e ali. No meu caso foram 17 quilos.
Reparem como eu estava na primeira semana de vida delas

O mais complicado minhas amigas, é você estar se sentindo a pessoa mais feia do mundo, e além do mais a mais cansaada!! No começo damos de mama de 3 em 3 horas. Amamentei um mês... então você tem que levantar com dor pelos pontos da cesária, acordar de madrugada e nesse intervalo tem que trocar, dar o mama e embalar as pequenas para dormirem! E no caso de quem tem gêmeos tem que repetir todo o processo com a próxima bebê.

Sem tempo para pentear os cabelos!
Por elas terem nascido de 36 semanas, elas tiveram dificuldade na sucção para mamar e tiveram que usar uma sonda, a qual dá para ver nas fotos e nos dava agonia!! Então além da amamentação tinhamos que insistir para elas mamarem, tinhamos que ficar acordando-as, pois elas era muito preguiçosas, e vocês vão ver as vezes quando elas estão mamando o bebê começa a dormir, então você precisa mexer nos pézinhos, dar umas cutucadinhas e isso só leva mais tempo.


Tive sorte que devido elas terem essa dificuldade de mamar fiquei na casa da gestante aqui em São Caetano e o Greg tirou férias para me ajudar, além das enfermeiras que nos ensinaram tudo e nos ajudaram.  Então no intervalo que eu amamentava, ele ficava segurando a outra bebê, a trocava e me dava uma força. No começo na verdade, a maioria das vezes o Greg que trocava elas, pois para me abaixar, levantar os braços, doia demais!!Mas juntou tudo, estava me sentindo gorda, com dor, cansada e fora de casa!

Fiquei muito estressada!! É  MUIIIIIITOOOO complicado esse início...!


Greg e eu acabados!!

Nessa hora, o melhor a fazer é dar tempo ao tempo. Sem se desesperar, pense que você precisará de pelo menos entre seis e noves meses, ou mais, para recuperar as formas que tinha antes de engravidar. Ainda assim, é possível que algumas marcas continuem lá, principalmente na pele, embora já existam tratamentos para muitos desses casos. O importante é tentar não ser tão exigente consigo mesma nesse período.  E posso afirmar que é uma tarefa muito difícil!! Mas amigas, a cada semana que passa posso notar que estou voltando ao normal, apesar de ainda faltar bastante para voltar ao peso de antes, não ter mais barriga. Mas esqueçam academia, tempo para cuidar de si mesma, pintar as unhas, as vezes até pentear os cabelos, tempo para combinar roupas e  se maquiar, as vezes nem tempo para tirar o pijama temos! Nos primeiros meses de vida isso é uma tarefa praticamente impossível!

Mas afirmo, as meninas com quase 4 meses de vida comecei a me cuidar só agora, e isso, porque tenho ajuda da minha mãe.


Confiram o que os especialistas têm a dizer sobre isso.

O que faço com o peso que ganhei?


Durante a gravidez, principalmente nos dois trimestres finais dela, a mulher ganha em geral 8 a 10 kg. Qualquer coisa além dessa faixa significa riscos de desconforto, com peso, inchaço, diabetes gestacional e mal-estar geral. Logo depois do parto, perde-se até 6 kg entre o peso do bebê, a placenta, o líquido amniótico e a redução do inchaço. Os 2 a 4 kg restantes são reservas de gordura que podem ser utilizadas para suprir o aumento da demanda calórica do corpo para o período de amamentação, principalmente nos três primeiros meses pós-nascimento. Ou seja, a mãe precisa de mais energia para produzir leite. De qualquer forma, a perda de peso no período depois do parto varia de uma mulher para outra. Além de fatores individuais, como altura, metabolismo e herança dos pais, também interferem nesse processo a amamentação, que ajuda a queimar gorduras pelo dispêndio calórico, a alimentação e a atividade física.

Posso fazer dieta enquanto estiver amamentando?



Não. A falta de nutrientes pode comprometer a produção de leite. O ideal é manter uma alimentação diária com duas a quatro frutas, de três a cinco porções de hortaliças (com exceção de tubérculos, como batata e mandioquinha), de sete a 11 porções de carboidratos, duas ou três porções de carnes, ovos e feijões e duas ou três porções de leite. Mas vale saber que amamentar faz você queimar mais calorias que o usual – entre 500 e mil calorias a mais.

Quando posso voltar a me exercitar?



O retorno às atividades físicas depende da alta do obstetra. Ele vai levar em consideração o tipo de parto, cesárea ou vaginal, avaliar eventuais intercorrências, como perda anormal de sangue, e só então dar essa orientação. Em geral, atividades físicas de academias são liberadas 60 dias depois do parto. A alta para caminhadas e alongamentos pode acontecer antes, entre 30 e 40 dias. Mulheres que sempre fizeram atividade física têm mais facilidade para voltar a se exercitar. Agora, é importante ir com calma. Muito exercício pode comprometer a produção de leite. Lembre-se de que o foco nessa fase é cuidar da criança e não ganhar músculos. Atividades como ioga e hidroginástica nesse período também são muito bem-vindas.

As manchas na pele somem?



Em geral, as manchas surgem na segunda metade da gravidez. Elas marcam uma borboleta no rosto, escurecem a aureola dos seios, virilhas e axilas e desenham a linha nigra no abdômen. É um fenômeno provocado pelo desajuste hormonal durante a gestação, que aumenta a concentração de pigmentação escura nessas regiões e torna a pele mais sensível ao sol. Para evitá-las ou amenizá-las, a única medida possível é se proteger dos raios solares com cremes bloqueadores, roupas, chapéus e lugares sombreados. As manchas tendem a perder intensidade depois do parto. Em muitos casos, desaparecem com a volta da menstruação. Caso isso não ocorra, vale a pena procurar um dermatologista. Existem tratamentos eficazes com substâncias despigmentantes, como ácido retinoico e hidroquinona, e até aplicações de laser. Mas atenção: jamais use produtos cosméticos sem a orientação médica, alguns deles podem agravar o problema das manchas.

O que provoca tantas estrias?



As estrias surgem em cerca de 90% das mulheres entre o sexto e o sétimo mês de gravidez. Elas atingem principalmente o abdômen e as mamas. Contribuem para o aparecimento de estrias a distensão muscular da barriga, os desajustes hormonais na gravidez, o ganho de peso e a propensão familiar. Embora muitas mulheres usem os clássicos óleos e cremes para tratá-las, não há nenhuma evidência científica de sua eficácia. Na verdade, não existem tratamentos com eficácia comprovada contra as estrias. Uma vez instaladas, elas vão sofrer sua evolução natural. É como uma fibra de tecido que se esgarça e não dá para costurar. Aqui o melhor a fazer, principalmente as mulheres com tendência a desenvolvê-las, é evitar o ganho excessivo de peso, comendo de forma saudável e fazendo exercícios físicos regulares. No período pós-parto, para amenizá-las, pode-se tentar algumas opções, como a aplicação de laser.

Devo me preocupar com as varizes?



As varizes têm a ver com o aumento do volume sanguíneo durante a gestação e também com a dificuldade de circulação nas partes baixas do corpo provocada pela expansão do útero. Essa estagnação do sangue faz com que os vasos se dilatem, principalmente nas pernas e nas hemorroidas (ânus). Elas tendem a regredir a partir do nascimento do bebê. Caso isso não aconteça, há várias opções de tratamento, entre elas a aplicação de laser, que você pode experimentar após o período de amamentação.

2 comentários:

  1. OI Joy, muito bom seu post de hoje, ainda mais ligado a minha área (ginástica, exercícios, dieta, perder peso, ganhar músculos)!! É difícil pra todas nós, porém tudo tem seu tempo. o momento agora é de se dedicar as meninas... com paciência e força de vontade tudo se organiza, até o corpo. se precisar de uma companhia pra caminhar na kennedy, me chama!!! cada uma leva um carrinho, aproveita e fortalece os braços!!kkk bjooooo

    ResponderExcluir
  2. Jooy, adorei o Post! adorei o texto e as dicas para quando eu estiver grávida.
    Vou saber tuuuuudo já.
    A unica coisa que eu acho que faltou, foi uma foto sua, de agora ou de antes, para fazer o Antes e o Depois! hahahaha

    Beijos meu amor, sucessooo!!!!!!!

    ResponderExcluir